quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Vamos pra feira?



Que venha o sol para este domingo, e que você troque a macarronada da Nona por uma agradável tarde em um feira de artesanato com direito a sorvete de massa de cajá. Sim, esse lugar fica há 30 minutos de São Paulo, mas mesmo tão perto da nossa bela metrópole, é possível ver charretes, redes e sentir aquele cheiro maravilhoso de esterco de cavalos, bois e vacas.

Há mais de 30 anos, o município de Embu das Artes sedia uma gigantesca feira de artes e artesanato com mais de 400 expositores bem no coração do pequeno centro comercial da região. Lá nós encontramos quadros, esculturas de madeira e bronze, chinelas, colares e badulaques, brinquedos de madeira, bonecas de pano, fantoches e gringos com insolação, praticamente.

Além dos utensílios domésticos elegantemente rústicos, também nos deparamos com objetos de decoração que só poderíamos encontrar na Bolívia, por exemplo. Os mais de 30 antiquários do Embu das Artes nos permitem voltar no tempo, embriagadas no cheiro bom da madeira tratada. O silêncio dessas lojas age como sonífero. A mágica acontece quando, depois de andar o dia inteiro subindo e descendo pela feira, você entra em um desses antiquários para testar os sofás. É tudo muito calmo e geralmente aparece algum gato, que pertence ao dono da loja, para deitar bem na sua frente, fechar os olhos e começar a ronronar.

As cômodas, mesas de jantar, cadeiras, tudo encanta!

Bom, como estamos trocando o macarrão da Nona, temos que trocar por uma refeição igual ou melhor. E neste caso, as especialidades com carne do "Patacão" e o leitão à pururuca da "Cabana do Embu" são melhores.
Há também as opções para aqueles que vão em turma tomar uma cerveja debaixo do sol provocador de câncer de pele do Embú. Para estes, há inúmeras bodegas tentadoras concentrada bem no centro do município.

Bom, coloque gasolina no carango e rume para um domingo bem quente e divertido. A melhor maneira de chegar é pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116). É possível acessar a Régis pela Marginal Pinheiros, pela Rodovia Raposo Tavares ou pela Avenida Francisco Morato.

Diversifique e vá conhecer a feira do Embú das Artes!

5 comentários:

Bruna Freitas disse...

Sou até suspeita para falar de Embu e região... lá lá!
Feira movimentada com gente fina da melhor qualidade!
:D

Nádia Tamanaha disse...

Nossa...faz tempão que não vou pra lá, mas adorava!
30 minutos pra quem mora já no Morumbi, nééé?
Pra quem mora na Mooca, tipo eu, demora 1h15 haha!
Bela dica!
Beijo

Gustavo disse...

AHAHAHA! Pode crer. Habitantes do Limão, o bairro mais doce do Brasil, demoram bem mais que meia hora para chegar ao Embu. E vc esqueceu de falar do buraco quente. Um beijo.

Alice Assunção disse...

ahh o buraco quente!!! o conheci na sétima/oitava série!

Aline Assunção disse...

Sim, o Embu é uma graça, a praça fica ainda mais graciosa aos finais de semana, quando acontece a feira. Só SP mesmo para conseguir abrigar, e manter, um paraiso típicamente camponês, tão próximo da cidade.