terça-feira, 25 de setembro de 2007

O negrão Marvin Gaye!



Vá além dos limites que a música black da FM lhe oferece e ouça o verdadeiro canto negro. Há muito mais belas harmonias e batidas do que você imagina.
Troque o "nobody wanna see us together" (Akon) pela bela canção "Inner City Blues" do deus negro Marvin Gaye.
Sim, o homem foi uma fera, e suas habilidades de ritmo, voz e "ohh my dear" não cabem na "Sexual Healing". Essa é uma das músicas mais famosas do negão, mas há outras de igual quilate ou mais.

"Inner city blues" é um dos mais brilhantes trabalhos do "nigger" no álbum What's going on. A música, também conhecida como "Make me wanna holler", é um grito e um tapa na cara do governo norte-americano sobre a realidade dos negros nos anos 60/70. A faixa e o álbum trazem temas como a exclusão social, as incoerências do governo norte-americano. Enfim, a já conhecida discussão sobre o descaso norte-americano com os bairros negros, que já vem sido menos colocada em pauta uma vez que ser rapper está na moda e todo mundo gosta. Mas nem sempre foi assim, os Black Panthers que o diga.
Mas o trabalho não vale a pena somente pelas letras densas, mas também pelo piano, pelos metais, pela voz de Marvin e pelo excelente casamento entre ritmo e melodia.

Marvin é o amor e o protesto num só. Suas desastrosas experiências amorosas lhe renderam belíssimos trabalhos como o “Here My Dear” (1978), álbum sobre o fim do seu casamento. Ele é o pai de Michael Jackson e o avô do Ney-o. Com certeza, artistas como esses dois se inspiram nele.
Por outro lado, suas músicas de crítica ao governo elitista dos Estados Unidos com certeza fizeram a cabeça do poeta Tupac Shakur.

Ouvir Marvin é aprender o que é realmente a música negra norte-americana.

4 comentários:

Nádia Tamanaha disse...

E o Chris Brown? haha!
Adorei...! Ta aí a origem das porcarias que ouvimos hoje em dia haha!
Beijo blogmate!

Bruna Freitas disse...

Tava faltando um negão invocado neste blog...

Aline Assunção disse...

Demorou mas chegou....eu sabia que um dia as pessoas saberiam que Black Music é mto mais q isso q temos visto e ouvido por aí...
Comentar sobre Marvin Gaye ao som de Jay-z Ft Chris Martin (Coldplay), Beach Chair, é absurdamente indescritível....Vamo aí parceira de Musica, de Black, da Vida.....bjão pra vc irmã... e vamos continuar difundindo essa cultura tão bela e tão rica...parabéns...

Unknown disse...

Como diz um de meus ídolos Mano Brown e seu grupo, os Racionais...

"Gente que acredito, gosto e admiro, lutava por justiça em paz levou tiro... Malcom X, Gandhi, Lennon, Marvin Gaye.. Che Guevara, Tupac Bob Marley.. e o evangélico Martin Luther King... lembrei de uma truta meu falar assim.. nçao joga pérola aos porco irmçao, joga lavagem eles preferem assim, c tem que usar a "piolhagem"'. E isso.. parabéns pelo Blog!