quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quem está falando a verdade?

Lidiane foi presa em flagrante por furto pela polícia de Abaetetuba, cidade a 137 quilômetros de Belém (PA). A jovem foi levada para delegacia e dividiu uma cela, durante 26 dias, com cerca de 20 homens. Exatamente isso, homens.

O problema maior não é Lidiane ter dividido um quartinho frio e úmido com 20 malacos. O que piora a situação do delegado Celso Viana, que ordenou a prisão, é que o Conselho Tutelar apresentou uma certidão na qual a menina está registrada com outro nome e, pasmem, com 15 aninhos.

O delegado afirma que a menina declarou ter 19 anos no momento do flagrante, embora não estivesse lá durante a prisão da, talvez, menor.

Viana justificou o fato de "Lidiane" ter ficado presa com homens poque não há mais de uma cela na delegacia de Abaetetuba. Essa informação demorou para chegar ao Judiciário, que só souberam dessas condições da presa há poucos dias.

Como souberam da indentidade Bourne da menina?

O oficial do Conselho Tutelar, José Maria Ribeiro, disse ter recebido uma denúncia anônima de que havia uma garota dividindo cela com 20 marmanjos. Segundo Ribeiro, a garota apresentava queimaduras de cigarro e hematomas no corpo. "Lidiane" disse que sofreu abuso sexual e já foi, evidentemente, submetida a um exame de corpo e delito. O resultado ainda não saiu.

O delegado Viana disse não acreditar que ela tenha sofrido abuso sexual, uma vez que a garota não fez nenhuma queixa aos agentes da carceragem! É evidente que ela abriria seu coração aflito aos homens da lei.

A Secretaria de Segurança Pública do Pará abriu procedimento disciplinar às corregedorias da Polícia Civil e do Sistema Penitenciário do Estado.
O delegado Viana vai precisar de um advogado, se não quiser ir para uma cela cheia de mulheres.


Texto com base na reportagem da Folha de S. Paulo

2 comentários:

Nádia Tamanaha disse...

Não é que Lidiane não merecia uns cascões pelo furto...mas quem merece ficar no meio de 20 malacos não fica.
Beijo blogmate

Aline Assunção disse...

Esse é o Brasil, terra sem lei, terra de ninguém. Já disse isso à uma colega de classe essa semana e volto a dizer: "Eu tenho vergonha de ser brasileira".

Bjunda irmã.