sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Esse samba é pra você, Cartola!

"À sorrir eu pretendo levar a vida. Pois chorando que eu vi a mocidade ...perdida", quem nunca cantou esse verso em uma roda de samba por mais perdido que estivesse?
Essa poesia cantada pertence ao mestre Cartola. Este sábado é dia de cantar, ou aprender, essa e outras jóias do comandante do samba de morro e fundador da segunda escola de samba do Rio de Janeiro, Estação Primeira de Mangueira.

O Salve Jorge, no centro de São Paulo, homenageia neste fim de semana o sambista e poeta Agenor de Oliveira, o Cartola. O grupo Pagode de Arruda nos levará à Manguera relembrando obras como As Rosas não Falam, Bem feito e Ensaboa.

Não é uma questão de gosto musical, trata-se de cultura brasileira. Se não gosta do gênero, vá pela história do mestre Cartola, que será exibida em telões com vídeos e fotos, e também pela alegria inegável que há em uma boa roda de samba, onde sempre cabe mais um reclamão, amigável, boemio, comportado, simpático ou tímido.

"Os tempos idos, nunca esquecidos, trazem saudades ao recordarÉ com tristeza que relembro coisas remotas que não vêm maisUma escola na Praça Onze, testemunha ocularE perto dela uma balança onde os malandros iam sambar" - Tempos idos (Cartola/Carlos Cachaça)


Salve Jorge - Praça Antônio Prado, 17 - Centro
Tel 3107 0123 - à partir dás 14h

2 comentários:

Bruna Freitas disse...

Ah, um primor! Boa sacada, Alice... samba de verdade por quem sabe fazer sempre desemboca em músicas atemporais e que mais parecem herança, pois é impossível que nenhuma geração tenha cantado algo do mestre da mangueira. Sem falar que é um traço típico brasileiro... Legal exaltar o que tem de bom aqui, acreditem ou não, temos muitos exemplos, basta garimpar:D

Nádia Tamanaha disse...

Estou loooonge de ser uma conhecedora da cultura nacional. Talvez, essa seja um grande chance de começar, huh?

Beijo blogmate